Democratização de API e gerenciamento
Como o uso, desenvolvimento e produção de APIs explodiram nos últimos anos, estamos olhando para uma nova tendência que está no horizonte: democratização de API e gerenciamento de API.
A API como um contrato
Uma API representa um contrato entre duas partes. Essas duas partes são o provedor (também chamado de servidor) e o consumidor de um serviço. Uma API é uma interface acordada (o I na API) que as duas partes usarão para se comunicar. Essa interface inclui estipulações sobre como uma API será alcançada (uma URL), formatos de mensagem, ações que podem ser executadas e requisitos de segurança para comunicação.
No mundo de hoje, espera-se que as APIs sejam acessíveis por meio de estilos ou protocolos como SOAP ou REST. O uso atual do termo API refere-se principalmente ao seu uso em serviços da web. Várias décadas atrás, no entanto, diferentes componentes dentro de um aplicativo (como um aplicativo de desktop local) tinham APIs para facilitar a comunicação entre si. Na época, as APIs eram simplesmente bibliotecas codificadas usadas para abstrair diferentes camadas de um aplicativo.
Democratização da API
Abordamos como, no passado, apenas os desenvolvedores informavam todo o ciclo de vida de uma API, e isso incluía o design da API. A democratização da API envolve a abertura do ciclo de vida da API – especificamente, o estágio de design – para que outros na organização possam falar.
O pensamento estratégico é necessário para garantir que as APIs de uma empresa (que são sinônimos de “produtos”) não se sobreponham e criem funcionalidades redundantes. Uma empresa deve garantir que cada uma de suas APIs atenda aos seguintes critérios:
Gerenciamento de API
O gerenciamento de API simplifica a tarefa de acompanhar todas as APIs publicadas por uma empresa, juntamente com suas versões, ambientes e uso. As empresas hoje criam aplicativos que podem depender de centenas ou milhares de APIs. Essas APIs são implantadas em data centers internos e vários provedores de nuvem, com alguns disponíveis ao público e outros com acesso interno privilegiado ou privado. Algumas APIs podem até ser personalizadas para consumidores específicos. Além disso, cada API pode ter várias versões com suporte.
Com esse nível de escala e variação, não é mais possível gerenciar APIs apenas com controle de origem e planilhas.
As empresas que adotam a tendência de “API como negócio” precisam contar com ferramentas que possam lidar com a escala e o escopo do desenvolvimento moderno de API. As ferramentas de gerenciamento de API podem ajudar uma organização a acompanhar o seguinte:
Versões
Dependências
As ferramentas de gerenciamento de API também podem fornecer níveis mais altos de confiabilidade e segurança por meio de gateways de API e a implementação, configuração e gerenciamento de políticas como, mas não se limitando a:
Embora as ferramentas de gerenciamento tenham vários tipos, as de maior impacto são as ferramentas visuais que vêm com análises avançadas de UIs, ao mesmo tempo que oferecem recursos compatíveis com CLI para as equipes de DevOps existentes. Dessa forma, as equipes podem trabalhar dentro dos limites de seus conjuntos de habilidades e abordagens preferidas, enquanto ainda têm uma compreensão e controle claros de fluxos de trabalho, consumo de API e atividades em todo o ciclo de vida da API.